Notícias SAÚDE & NUTRIÇÃO

12/02 Lanches saudáveis para a volta às aulas

Foto ilustrativa: Shutterstock

 

Com o fim das férias escolares, uma grande preocupação da maioria dos pais é em como montar uma lancheira que seja saborosa e ao mesmo tempo saudável para os nossos pequenos. Porque as crianças em idade escolar já possuem suas próprias vontades e desejos quando o assunto é alimentação, principalmente na escola onde encontramos uma cantina com diversas opções, muito mais atrativas do que frutas, verduras e legumes.

 

De acordo com o IBGE, o numero de crianças e adolescentes obesos no país já chega aos seis milhões, sendo o 5º pais com mais obesos no mundo, por esse motivo temos que cuidar desde cedo da alimentação das nossas crianças para que isso não seja um problema no futuro.

 

Quando vamos montar a lancheira dos nossos filhos temos que pensar em alguns pontos. O primeiro é o período em que a criança estuda (manhã ou tarde) e o tipo de refeição que ela fez antes de sair de casa (café da manhã ou almoço), e depois se certificar de que contenha na lancheira 3 grupos fundamentais de alimentos:

 

- Carboidratos: que vão fornecer a energia necessária para que a criança possa brincar e realizar as tarefas do dia a dia;

- Frutas: que fornecem as vitaminas e minerais essenciais para protegê-los contra doenças, e podem também ser oferecidas em forma de sucos naturais, caso a criança tenha dificuldade na ingestão da fruta.

- Proteínas: Ajudam a fortalecer o sistema imunológico (dê preferência às proteínas de leite e derivados que são também grande fonte de cálcio).

 

Essa não é uma tarefa nada fácil então segue algumas dicas e sugestões para tentar facilitar um pouco mais essa rotina: Ao escolher os alimentos, prefira pães, bolos ou biscoitos integrais, ao invés de bolachas recheadas e salgadinhos; Frutas naturais (in natura) ao invés das secas e desidratadas, procurando sempre oferecer as frutas da estação, pois elas possuem menos agrotóxicos. Suco natural ao invés dos de caixinha, refrigerantes ou achocolatados, porque os produtos industrializados são ricos em açúcares, gorduras e conservantes e com pouquíssimo valor nutricional. Muitas vezes acaba sendo um pouco mais difícil oferecer os sucos naturais por conta da demanda de tempo para o preparo, uma boa dica é bater a fruta e congelar a polpa em forminhas de gelo, e depois é só bater com água filtrada e está pronto para o consumo da criança. Escolha alimentos que a criança goste e esteja acostumada a comer, fazendo com que a lancheira seja uma continuação da alimentação de casa; Use cortadores de biscoitos e sanduíches em formatos divertidos para o lanche ficar diferente e atrativo.

 

Algumas opções de lanchinhos saudáveis e de fácil preparo:
 

- Goiaba Picadinha, pãozinho de Leite (tipo bisnaguinhas) com requeijão;

- Bolo de cenoura caseiro, iogurte, salada de frutas;

- Pãozinho de leite integral com queijo branco, palitinhos de cenoura, suco de laranja.


 

Matéria: Marília Fornaziero