Notícias

04/02 Ano novo, vida nova?

Por Maéli Antunes - Psicóloga e RH Tempero Certo

 

Como virar a página, após um ano caótico, na esperança de um novo por vir?

 

Quando nos deparamos com realidades que fogem do nosso controle, a ansiedade aumenta, o medo ataca, nos sentimos inseguros e impotentes. Podemos ter nosso sono e apetite afetados, nossos pensamentos ficam bagunçados e até nossa saúde física pode ser abalada; Tudo isso diante do imprevisível, incerto, incontrolável.

 

A questão é que, mesmo diante do caos das incertezas, existem algumas constantes em nossas vidas. Essas constantes podem ser usadas a nosso favor, na tarefa de mantermos a ordem em meio ao caos.

 

É certo que o dia tem 24h. É certo que vamos precisar acordar, nos alimentar, dormir. É certo que podemos realizar muitas coisas, ainda que pareçam ser pequenas. Também é certo, por unanimidade, a dificuldade desse ponta pé inicial nas realizações. Mas quando conseguimos dar um pequeno passo, os demais passos ficam mais fáceis.

 

A dica da vez é ordem. Organização. Planejamento. Controle de hábitos. Rotina. Uma pequena ação, que estabeleça ordem no nosso dia, nos dá ânimo para as demais realizações. Veja algumas ideias que podem te inspirar:

 

1 - Que tal arrumar a cama assim que acordar? Essa primeira tarefa realizada, de colocar ordem no caos dos lençóis amassados, nos dá um senso de realização e organização, logo nos sentimos aptos a encarar e organizar outro caos que podemos (e certamente iremos) encontrar ao longo do dia.

 

2 - Fazer uma lista de atribuições para o dia nos ajuda a visualizar o que precisa ser feito e estabelecer prioridades.

 

3 - Se tem algum hábito que precisa ser desenvolvido, o ideal é se planejar e criar uma tabelinha de controle semanal, pra acompanhar o que foi realizado. O importante é não desistir em uma semana difícil e sempre continuar, até que o hábito esteja estabelecido e se torne algo natural. Alguns hábitos importantes: beber a quantidade correta de água, fazer alongamento, uma boa leitura, uma boa refeição.

 

Um ano é feito de meses, que são feitos de semanas, que são feitas de dias. Ainda que tenhamos muitos desafios imprevisíveis pela frente, podemos dar conta dos desafios rotineiros, aqueles que são certos que teremos que enfrentar. Invista sua energia neles, faça o seu melhor. Construa um novo ano partindo dessas pequenas realizações... A soma delas fará grande diferença. Uma realização após a outra, preenchem nosso dia. Um dia após o outro constroem uma vida.

Veja também!