Notícias

02/05 Alimentação e Produtividade no Trabalho

 

Quando falamos em disposição para desenvolver as atividades do nosso dia a dia, a alimentação pode ser uma forte aliada. Com o ritmo acelerado e excesso de tarefas do cotidiano o corpo pede mais energia para aguentar todas as atividades, já que o bom funcionamento cerebral e muscular depende de uma utilização adequada de nutrientes dentro da célula.
 

E por falar em excesso de tarefas, quem nunca escutou alguém se queixar de cansaço? Você sabia que uma pesquisa do Ibope apontou que  98% dos brasileiros se sentem cansados, sendo que 61% dessa população se sente muito cansada. E o estudo também apontou o estresse, a falta de condicionamento físico e a má alimentação como as principais causas dessa fadiga.
 

Cada vez mais a ciência vem provando que a composição dos alimentos que você come pode afetar o funcionamento do seu cérebro modificando seu humor, incluindo o estado de alerta e até a percepção à dor, ou seja, quem come mal é muito mais propenso a sentir falta de disposição e cansaço.
 

A alimentação deve ser sempre equilibrada e balanceada, entretanto, alguns alimentos tem relação direta a nossa disposição! Quer saber quais são?
 

- Oleaginosas: Castanhas-de-caju, amêndoas e avelãs são ricas em magnésio, que tem função importante na conversão do açúcar em energia. São excelentes fontes de proteína, fibra e nutrientes. Mantenha um saquinho com castanhas ao seu lado durante o dia de trabalho e se veja energizado pelo resto do dia.
 

- Chocolate amargo: Contem um estimulante natural chamado teobromina (similar à cafeína) que da mais energia e melhora o humor. Comer um pedacinho como sobremesa depois do almoço, além de ser delicioso, ajuda muito a combater a fadiga.
 

- Pão integral: O pão é um alimento rico em carboidratos complexos, que ajudam a manter a energia da maratona do dia.
 

- Café: O café é um despertador natural, além da cafeína, a bebida possui também trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos, que atuam conjuntamente no organismo e melhoram a capacidade de concentração.
 

Além dos alimentos, alguns cuidados também auxiliam a melhorar nossa disposição e produtividade no trabalho, por exemplo:
 

  1. Não pular o café da manha: Muitas pessoas levadas pela rotina estressante acabam por não fazer a refeição que é a principal do nosso dia, a primeira! É ela que ira fornecer energia para as primeiras horas do nosso dia.
     
  2. Manter-se Hidratado: A falta de hidratação é uma porta para baixar o metabolismo rapidamente, o que faz diminuir sua energia. Mas para se hidratar não adianta ficar só na água; é preciso consumir potássio, que regula a circulação de líquidos no organismo. Água de coco, banana, abacate e batata, são recomendadas para essa função.
     
  3. Pratique atividade física: Quanto maior o sedentarismo, menor a vontade de desenvolver qualquer atividade. E quando falo em atividade física, não  me refiro apenas em ir a academia, mas realizar atividades simples como caminhar até o mercado, escolas, até a academia, trabalho, realizar tarefas  simples que promovam maior gasto calórico. Temos o costume terrível de ir até a academia de carro e caminhar por 15 minutos na esteira e isso faz com que criemos o habito de nos exercitar só no ambiente da academia, e cada vez menos no dia a dia.

 

Matéria: Lais Ferreira Lima

Veja também!