Notícias SAÚDE & NUTRIÇÃO

26/06 Conheça os alimentos que estimulam o raciocínio e memória

 

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para nossa saúde mental e física, quando comemos bem, estamos fortalecendo nosso corpo e colaborando com a prevenção de uma serie de doenças.

 

Alguns alimentos estimulam o raciocínio, nos auxiliando a tirar o melhor da nossa memória, ajudando a concentração e a capacidade de se manter focado, além de terem função protetora, retardando o envelhecimento.

 

Para que esse órgão funcione bem, é preciso garantir a oferta de alguns nutrientes na nossa alimentação constantemente, entre eles estão: ácido graxo ômega 3, ácido fólico ou vitamina B9, vitamina C e vitamina E e os fosfolipídios.

 

Opte por alguns desses alimentos, garantindo a eficácia do seu cérebro.

 

Cranberry, mirtilo, gojiberry, açaí: são ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios, relacionados com o retardo do envelhecimento. Alguns estudos relacionam a fruta ainda a um aumento das funções cerebrais.
 
Brócolis: ele é uma excelente fonte de vitamina K, conhecida por fortalecer nossa capacidade cognitiva, melhorando nossa habilidade de raciocínio e aprendizagem. Tem papel importante na manutenção da função cerebral e em manter a memória afiada.

 

Cacau: Além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonoides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral. O resultado é uma melhora das funções cognitivas, na memória e até no humor.

 

Café: Possui duas substâncias importantes: cafeína e antioxidantes. Essas substâncias deixam o cérebro em estado de alerta, o que melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem.

 

Cúrcuma: O principal ingrediente ativo deste tempero é a curcumina, uma substância que turbina a memória e estimula a neurogênese (processo de formação de novas células cerebrais). A substância consegue ainda reduzir inflamações do cérebro, uma das causas primárias do Alzheimer.

 

Folhas verdes: Esses vegetais são ricos em vitamina K e antioxidantes, mas é uma substância chamada luteína que parece ter um importante papel na preservação da capacidade cognitiva. Segundo alguns estudos, ela é capaz de proteger os neurônios, retardando seu comprometimento natural – o que resulta em funções cerebrais melhores.

 

Linhaça: A linhaça é fonte de ômega-3, um ácido graxo importantíssimo para o bom funcionamento cerebral. Além de melhorar o humor, ele catalisa nossa capacidade de aprendizagem.

 

Nozes: Contém nutrientes essenciais para o funcionamento pleno do cérebro, como a vitamina E, que previne o declínio da nossa capacidade cognitiva. Também é rica em ômega3 e em antioxidantes. Seu consumo moderado e rotineiro favorece uma melhora da memória e protege o cérebro contra a ação de radicais livres.

 

Semente de abóbora: Riquíssima em zinco, um mineral valioso para melhorar a capacidade de memória e nossa capacidade cognitiva. Também possui níveis consideráveis de magnésio, que tem papel essencial no processo de aprendizado.

 

Frutas amarelas: Caqui e damasco, entre outras frutas amarelas, são ricos em vitamina C, um antioxidante natural que preserva a saúde do cérebro. Os carotenoides responsáveis pela cor das frutas também previnem o envelhecimento precoce e melhora a capacidade de renovação das células cerebrais.

 

Ovo: É rico em colina, presente na gema do ovo. Essa substância contribui para a saúde mental e, consequentemente, num melhor aprendizado e memória. Além disso, a colina protege as células do cérebro enquanto o corpo sofre com o envelhecimento. O ovo também possui vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro fazendo com que funcione corretamente.

 

Matéria: Luciane Vale Silva

Veja também!