Notícias

17/02 Vitamina C

Fonte: Google Imagens

 

Para manter a saúde em dia é importante consumir vitamina C todos os dias.

 

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C tem papel importante no nosso organismo.

 

A vitamina C deve ser consumida diariamente, uma vez que ela não se acumula no organismo. Diante disso, uma alimentação inadequada pode gerar carência dessa vitamina.

 

Você sabia que a vitamina C possui papel antioxidante; é um grande reforço ao nosso sistema imunológico, ajuda na manutenção das paredes dos vasos sanguíneos, ajuda na reparação de tecidos, atua na absorção do ferro e garante a formação das fibras de colágeno, que previne o envelhecimento precoce e é um excelente aliado na prevenção de gripes e infecções.

 

A carência da vitamina C pode ocasionar a debilidade de alguns tecidos orgânicos, provocando uma doença chamada Escorbuto, uma doença com manifestações hemorrágicas, como sangramento das gengivas e pontos vermelhos na pele. O Escorbuto se não tratado adequadamente, pode levar à morte. Devido a raridade da doença e alguns sintomas inespecífico o diagnóstico nem sempre é fácil.

 

A carência da vitamina também pode ocasionar depressão, anemia, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, envelhecimento precoce.

 

 

Quer turbinar o consumo de vitamina C na sua alimentação?

 

Ela pode ser encontrada em quase todos os vegetais, mas alguns apresentam dosagem maior que outros. Alimentos cítricos, por exemplo, são importantes fontes de vitamina C.

 

Como exemplo de alimentos ricos em vitamina C, podemos citar a acerola, laranja, caju, acerola, goiaba, limão, pimentão, espinafre, rúcula, salsa, brócolis, couve, morango, tomate, entre outros.

 

Nutricionista: Fabiana Vicentin

Veja também!