Notícias

27/12 Vitamina A


Fonte: Google Imagens

 

Há tempos vem se falando sobre a importância das vitaminas...

 

Mas sabemos onde podemos encontrá-las e a importância de cada uma delas dentro do nosso organismo?

 

Vamos conhecer um pouquinho sobre a Vitamina A...

 

Considerada uma das mais importantes, a vitamina A é famosa por sua composição antioxidante, que fortalece o sistema imunológico e protege a pele.

 

Podemos encontrá-la no leite materno, em alimentos de origem animal (leite e derivados, fígado, ovo), frutas e legumes de cor amarelo-alaranjada (manga, mamão, cenoura, abóbora), verduras verde-escuras (espinafre, brócolis, agrião, couve), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê, pequi), que possuem substâncias transformadas em vitamina A no organismo humano.

 

A vitamina A, tem funções importantes no nosso corpo, dentre elas, a melhora na visão, auxílio no crescimento, contribuição na formação dos dentes, na formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação celular, mantem a saúde da pele e dos cabelos, fortalece o sistema imunológico e garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos. Por ser um antioxidante, ela também é importante para a prevenção de câncer, do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares.

 

Para gestantes e recém-nascidos é ainda mais importante, uma vez que ela possui íntima relação com o crescimento celular.

 

Uma alimentação diversificada é suficiente para atingir a dose diária recomenda de vitamina A, por isso deve-se ter cuidado ao usar suplementos vitamínicos sem orientação, pois o excesso de vitamina A também traz prejuízos à saúde.

 

Alguns dos sintomas relacionados ao excesso dessa vitamina são dores de cabeça, cansaço, visão turva, sonolência, náuseas, perda de apetite, coceira e descamação da pele e queda de cabelo.

 

Nutricionista: Fabiana Vicentin

Veja também!