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25/08 Quando e como fazer ações no restaurante para melhorar a comunicação com o cliente e usuário

Por Margarete Gomes Antunes


Foto: Cliente Tempero Certo em Nova Odessa-SP

 

Comunicação é a base de qualquer bom relacionamento e exerce um papel fundamental na conquista e fidelização de clientes dentro de qualquer negócio. Uma boa comunicação transmite profissionalismo e credibilidade. Saber como sua marca quer ser vista ou percebida por seu cliente é primordial, afinal, a percepção que as pessoas têm do seu produto/serviço é reflexo de como é feita a comunicação. E quando pensamos no seguimento de refeições coletivas, o restaurante possui um grande potencial de comunicação para ser explorado, esse recurso deve ser usado visando promover bem-estar.

 

Alguns elementos, como a comunicação visual, são primordiais nessa relação da empresa com o cliente. A ambientação deve ser projetada visando bem-estar, afinal a hora da refeição é uma pausa no trabalho e deve promover descanso, socialização entre profissionais, momentos para relaxar e recarregar as energias até o fim do expediente. A decoração deve transmitir a personalidade, manter a identidade da marca e comunicar as mensagens que a empresa deseja, utilizando da comunicação visual, que vai desde a sinalização do ambiente, com placas, adesivos, imagens, frases, até disposição do mobiliário, cores e objetos decorativos que vão compor o espaço, buscando sempre harmonia e um ambiente aconchegante.

 

Os restaurantes empresariais estão investindo cada vez mais na diversidade de seus serviços, oferecendo, além do cardápio trivial, opções de cardápios diferenciados, como: prato light, lanches, preparações especiais, pratos personalizados especialmente para cada cliente, sobremesas elaboradas, entre outros. E tão importante quanto oferecer opções saborosas é saber vender esses diferenciais para o cliente. Todos os serviços devem ser divulgados para que os usuários possam escolher a opção que mais lhe agrada. Sendo necessário também que a equipe do restaurante tenha conhecimento destes serviços, e dos comunicados direcionados para o usuário, para que possam tirar dúvidas e direcioná-los corretamente. Para isso, toda a equipe deve estar treinada e trabalhar motivada, considerando que seus colaboradores são os primeiros a representarem a sua marca no cliente, transmitindo através do bom atendimento e cordialidade, os valores da suaempresa. Use a seu favor o fato de estar diariamente em contato com os mesmos usuários... Assim sua equipe pode conhecer o perfil de cada pessoa, bem como suas preferências, e tratar cada cliente de forma personalizada, um diferencial que pode aproximá-los.

 

Utilize das várias frentes de comunicação, para promover informação. O informativo de mesa é uma mídia muito utilizada pelos restaurantes, por ficar diretamente em contato com os usuários no momento das refeições. Use essa mídia de forma criativa, para informá-lo sobre dados nutricionais, dicas de conscientização, entre outros. Utilize- a, também, para trazer proximidade com o cliente transmitindo mensagens motivacionais e realizando campanhas em datas sazonais. Aproveite também as datas comemorativas para promover almoços especiais no seu restaurante. Festas são sempre bem-vindas e uma ótima oportunidade para se aproximar do cliente. Outra dica é desenvolver eventos temáticos com decoração, cardápio e músicas típicas, que tornam o ambiente mais descontraído. Esses eventos são oportunidades perfeitas para tirar fotos com seu cliente, registrando esses momentos, para divulgar nos meios de comunicação da empresa. É uma recordação divertida. Inclusive, lembrá-lo dos anos de parceria é uma forma de valorizar o relacionamento entre as empresas. O início da parceria com o seu cliente é uma data muito especial que merece celebração. Promova isso através de um almoço especial e aproveite a data para decorar o restaurante, deixando o ambiente festivo.

 

Incentive seus clientes a expressarem seu grau de satisfação com o atendimento, produto ou serviços prestados. As pesquisas, o painel de satisfação e caderno de sugestões, são alguns canais que sinalizam diariamente, ou em períodos determinados, o retorno de como está o serviço do seu restaurante perante o cliente. Com base nas sugestões e críticas é possível melhorar os processos, verificar o que precisa ser reavaliado e quais ocorrências que precisam se evitadas. Dessa forma, a satisfação é garantida.

 


Margarete Gomes Antunes
48 anos
Formada em Gestão de Processos Gerenciais,
Diretora Comercial há 13 anos, 
Sócia Proprietária da Tempero Certo Refeições Coletivas.

 

Matéria publicada no EM FOCO food service de agosto:  http://www.marketingnutricional.com.br/emfoco-foodservice.html#texto6

 

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