Notícias

31/08 Profissional de nutrição tem seu dia comemorado neste domingo

Cada vez mais pessoas se interessam em melhorar a qualidade de vida e buscam a mudança para se adequar ao novo estilo.

A alimentação é um dos itens principais nesse processo de transformação e, a isso, nutricionistas comemoram neste domingo (31/08) a data estabelecida para lembrar o profissional de nutrição.

A atuação do nutricionista não se limita a estudar e criar cardápios. Um dos campos que mais vem crescendo nesse segmento é o trabalho na área de alimentação coletiva, onde os profissionais tornam-se gestores do negócio.

É o caso da nutricionista Camila Soave, 35, gerente operacional da empresa Tempero Certo, referência no segmento de refeições coletivas na cidade e que fornece diariamente 7.000 refeições para empresas de Piracicaba e região, com o apoio de 41 profissionais de nutrição. 

O trabalho teve início há 29 anos e a empresa alcançou em 2008 a certificação ISO 9001, adequando-se às demandas atuais do mercado. 

Segundo Margarete Gomes Antunes, diretora da Tempero Certo, além de oferecer uma refeição bem feita dentro dos padrões nutricionais, hoje a empresa tem que atender a requisitos como a manutenção de um ambiente agradável, com pratos bem finalizados, diferenciais de novos serviços e um atendimento personalizado. 

“O nutricionista é nosso cartão de visitas dentro de nossos restaurantes e deve ter a percepção de avaliar o que o cliente deseja”, falou a diretora.

Camila informa que um dos grandes desafios na elaboração dos cardápios é a adequação do alimento oferecido dentro de um custo e da aceitação de paladar dos clientes. 

“Procuramos utilizar produtos dentro da sazonalidade, estabelecemos um quadro de incidências para que não haja repetição no cardápio, trabalhamos também com pratos lights. São vários departamentos envolvidos dentro da Tempero Certo”, falou a nutricionista.

Ela compreende seu papel profissional na promoção do bem-estar e da saúde da população, com a possibilidade de atuar em outros setores dentro do segmento, como nutrição clínica, docência, indústria de alimentos, nutrição em esportes e marketing em alimentação. 

Sua escolha pela alimentação coletiva parece acertada em relação às projeções da Aberc (Associação Brasileira de Refeições Coletivas), que mostra que o setor dobrou seus números em sete anos, saltando de 7 milhões de refeições diárias em 2006 para 12 milhões no ano passado. 

Para Camila, administrar um restaurante empresarial é um trabalho complexo e vai além de questões nutricionais. 

“Hoje, quando as empresas contratam um profissional de nutrição na alimentação coletiva, dão a ele o cargo de gestor, pois além de produzir refeições dentro dos padrões nutricionais, ele precisa gerenciar pessoas, entender de custos, orçamento, metas, enfim, administrar. É responsável também pelas compras, abastecimento de toda a matéria-prima para a produção e por um planejamento adequado para evitar faltas e excessos”, relata a gerente operacional da Tempero Certo.

Controlar o desperdício é um dos pontos importantes nesse trabalho. O gestor de restaurantes empresariais tem, de acordo com Camila, papel de líder na área administrativa e em sua função de formação e deve assegurar um trabalho de excelência, garantindo uma alimentação segura, saborosa e nutricionalmente equilibrada. 

“Por trás dos serviços de uma boa alimentação, existem pessoas capacitadas para atender bem e oferecer ao cliente o melhor serviço.”

domingo, 31 de agosto de 2014 -  Jornal de Piracicaba

Veja também!