Notícias

12/07 Porque devemos beber água e qual sua importância

Fonte: Freepik

 

Você sabia que a importância de beber água para o corpo vai muito além de matar a sede? Com certeza já ouviu que precisamos ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, ela é essencial para que todas as funções do nosso organismo consigam ser realizadas adequadamente.

 

Ao longo das 24 horas, perdemos aproximadamente dois litros de água por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais. No entanto, muitas pessoas só bebem água no momento em que sentem sede. Só que isso significa que o corpo já está com uma quantidade inferior de água do que o necessário para funcionar corretamente, ou seja, já está começando o processo de desidratação. O corpo não possui reservas ou condições para armazenar água, por isso, é essencial a reposição diária para manter a saúde e as funções básicas do organismo.

 

A água representa cerca de 70% do corpo de um adulto e está presente nos nossos músculos, órgãos, sangue entre outros. Os indivíduos desidratados apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, após períodos prolongados, até a morte.

 

Existem também outros substitutos que também podem ser usados para manter uma boa hidratação. Podem usar água de coco, sucos de fruta natural, leite ou iogurte, vitaminas de frutas e até mesmo frutas em si como: melão, melancia, abacaxi, morango, kiwi, laranja, tangeria, uvas, entre outras. Mas é importante lembrar que a água tem uma vantagem em relação as outras: é a única que não tem calorias.

 

Quem não gosta de beber água, tem a opção de dar um sabor extra as suas águas acrescentando frutas, além de agradar o paladar, as águas saborizadas oferecem os nutrientes dos alimentos usados para a infusão, como as propriedades antioxidantes e termogênicas, um exemplo é adicionar gengibre, que é um termogênico leve, pode auxiliar no processo de emagrecimento.

 

Separe frutas picadas ou fatiadas – laranja, morango, frutas vermelhas ou limão, por exemplo – Canela, gengibre, folhas de hortelã, verduras e legumes para fazer sua mistura. O ideal é abusar da criatividade e combinar os alimentos variados. Deixar na água os ingredientes escolhidos descansando por 3 horas na geladeira ou em temperatura ambiente, em um recipiente fechado.

 

Os fitoquímicos e os compostos ativos dos ingredientes utilizados ficam na água, trazendo benefícios como energia extra, melhora na digestão, menos toxinas e combate as agressões dos radicais livres.

 

Exemplo, o limão e a laranja ajudam a desintoxicar o organismo e a eliminar toxinas. O pepino ajuda a refrescar e também evita a retenção de líquidos, devido a sua ação diurética. A berinjela tem oxidantes que atrasam o envelhecimento das células, o abacaxi traz benefícios com a melhora da digestão, o combate a inflamações e o equilíbrio de eletrólitos (minerais com carga elétrica).

 

 

Nutricionista: Giovana A. Servija

Veja também!