Notícias

31/03 Os benefícios do Peixe

Fonte: Freepik

 

Os peixes são grandes fontes de proteínas que trazem ao organismo inúmeros benefícios.

 

Incluí-lo regularmente em seu dia a dia ajuda a melhorar a memória, concentração e reduzir a inflamação. As proteínas são nutrientes importantes para a formação da massa muscular, dos cabelos, da pele, das células e do sistema imunológico, sendo um nutriente essencial para a saúde.

 

O consumo de peixes, também, reduz o risco e preveni doenças cardiovasculares, pois são fontes de gorduras boas, principalmente os provenientes de água salgada, como atum, sardinha e salmão, pois são ricos em ÔMEGA-3, nutriente presente nas águas profundas do mar.

 

O ÔMEGA-3 atua no organismo reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom, além de reduzir a inflamação e sintomas da artrite. Auxilia ainda na melhora do sistema imunológico, além de ser um importante aliado a prevenção do mal de Alzheimer.

 

Os peixes são as melhores fontes de vitamina D na alimentação, especialmente os peixes gordos, pois essa vitamina fica armazenada na gordura dos alimentos. A vitamina D funciona como um hormônio esteroide no organismo, sendo importante para prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos. Além disso, a vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino, ajudando a prevenir osteoporose, especialmente após a menopausa.

 

Esse super alimento também é um grande aliado na perda de peso, pois normalmente são fontes de proteínas magras, como exemplo o robalo, garoupa e linguado, enquanto os peixes gordos como salmão, atum e sardinha contêm mais calorias (porém são muito saudáveis) e quando combinados a legumes se tornam um refeição cheia de sabores e muito nutritiva!

 

Nutricionista: Stefany Caroline Rodrigues

Veja também!