Notícias

03/02 Mitos e Verdades sobre perda de peso

Quando falamos sobre perda de peso, logo relacionamos o assunto com emagrecimento e interligamos os dois aspectos com a redução de peso na balança, pensando ser algo positivo e saudável. Mas na verdade, existe uma diferença entre ambos. Perda de peso é referente à perda da massa corporal total, onde é incluída a massa muscular livre de gordura (massa muscular, massa óssea, cartilagens ligamentos entre outros), gordura corporal total e fluídos extra e intracelulares, muitas vezes, atingindo o organismo de forma negativa. O emagrecer, é apenas a redução da gordura corporal, sem afetar a degradação de massa muscular e os fluídos corporais.

A massa muscular apresenta maior densidade que a gordura, ou seja, ela tem um peso maior, mas ao mesmo tempo ocupa um volume menor no organismo. É possível perder peso na balança, mas ao mesmo tempo não reduzir a gordura corporal, e sim, massa muscular e fluídos. Diante dessa afirmação, é conclusivo que nem sempre a perda de peso é sinônimo de emagrecimento, por isso, a importância de não ser “refém” da balança, e sim, analisar toda a composição corporal de forma física e visual.

Alguns MITOS e VERDADES sobre a perda de peso:

 

PULAR REFEIÇÕES FAVORECE O EMAGRECIMENTO ?

MITO.

Ficar sem comer por muito tempo aumenta a produção de um hormônio (grelina) que é responsável por ativar a área da fome no cérebro. Além disto, o metabolismo basal (gasto energético em repouso) diminui, ou seja, se gasta menos energia quando se está em jejum.

 

CONSUMO DE CHÁ VERDE AJUDA A EMAGRECER ?

VERDADE.

O chá verde é considerado alimento termogênico, ou seja, aumenta o gasto de calorias pelo organismo, além disso, ele tem ação diurética e evita a retenção de líquidos, diminuindo a sensação de inchaço corporal. Existem, no entanto, concentrações diferentes disponíveis, o que faz com que a eficácia seja distinta.

 

FAZER DIETAS RÍGIDAS RESTRITIVAS, COMO POR EXEMPLO, DIETA LÍQUIDA, LOW CARB, AJUDA A EMAGRECER ?

MITO.

Dietas muito restritivas levam a uma perda muito grande de massa magra, músculo. A curto prazo, podem “surtir efeito”, pois notam-se os quilos perdidos rapidamente. Porém, quando se perde massa magra, diminui-se muito a taxa de gasto do organismo, o que torna muito difícil qualquer emagrecimento posterior, tornando o organismo “ávido” por reganho de peso.

 

MANTER O CONTROLE NO FINAL DE SEMANA ?

VERDADE.

O controle na alimentação deve ser mantido mesmo no fim de semana, pois manter a linha durante a semana e ter refeições livres nos dias de folga vai deixar o metabolismo mais confuso, e todas as calorias perdidas serão repostas. Lembre-se de que o seu corpo não para e não sabe em que dia da semana está, por isso tente manter ao máximo os hábitos saudáveis todos os dias, o que não significa que de vez em quando não possa comer algo com mais açúcar ou gordura. O importante é o equilíbrio.

 

A GENÉTICA TEM INFLUÊNCIA COM A OBESIDADE?

VERDADE.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge (Inglaterra) analisaram o motivo de algumas pessoas conseguirem ficar magras enquanto outras ganhavam peso facilmente. E a resposta pode estar na genética: três em cada quatro pessoas que possuíam histórico familiar de pessoas magras também não tinham excesso de peso. Já outro estudo publicado no Adolescent medicine: state of the art reviews mostra que fatores genéticos podem influenciar no desenvolvimento da obesidade em crianças, adolescentes e adultos jovens. Mas é importante lembrar que causas ambientais também são capazes de influenciar no ganho de peso.

 

NÃO EXISTE REMÉDIO QUE EMAGRECE ?

VERDADE.

Afinal, se existisse algum remédio que realmente emagrecesse de forma fácil, ele seria largamente vendido. Os medicamentos usados para emagrecer devem sempre ser prescritos pelo médico, pois têm muitas contraindicações e efeitos colaterais, e só tem efeito quando aliados a uma dieta equilibrada e à prática regular de atividade física.

 

PRATICAR EXERCÍCIOS EM JEJUM EMAGRECE ?

MITO.

Praticar exercício em jejum faz com que o corpo não consiga usar a gordura como combustível para queima, degradando a proteína muscular para gerar energia. Ingerir um pouco de carboidrato antes do exercício, como uma fruta, por exemplo, faz com que se otimize muito a queima de gordura.

 

PEIXE E FRANGO TEM MENOS CALORIAS QUE CARNE VERMELHA.

VERDADE.

Peixe e frango são menos calóricos do que a carne vermelha, embora a forma como é feito seja o fator primordial. Fuja sempre das frituras!

 

CIRURGIA BARIÁTRICA É A SOLUÇÃO DEFINITIVA.

MITO.

Muitos pacientes que fizeram cirurgia bariátrica acabam engordando novamente após 1 ou 2 anos da cirurgia, pois não conseguiram construir hábitos saudáveis de alimentação e de prática de atividade física. A cirurgia é um processo doloroso e difícil, em que o tamanho do estômago se reduz muito para evitar o consumo excessivo de alimentos. No entanto, com o passar do tempo, ele volta a aumentar de capacidade, e continuar se alimentando mal faz o peso e as doenças voltarem novamente.

 

MUSCULAÇÃO NÃO EMAGRECE  ?

MITO.

A musculação auxilia muito no processo de emagrecimento, pois na medida em que se aumenta a massa muscular, ocorre o aumento do metabolismo.

 

TREINAR  AGASALHADO AJUDA A EMAGRECER ?

MITO.

Malhar agasalhado para suar muito não ajuda a emagrecer, apenas faz com que se perca mais água através do suor.

 

 

Fonte: Nutricionista Dylan Henrique dos Santos 

 

 

Veja também!