Notícias

08/07 Estress - Influência na Alimentação

Fonte: Freepik

 

Atualmente, o estress é considerado um problema dos tempos modernos, causando efeitos negativos à saúde. Cada indivíduo possui uma resposta biológica diferente que pode ser influenciada por fatores fisiológicos, psicológicos, sociais ou ambientais, e que promove mudanças de hábitos alimentares, fazendo com que haja um aumento ou diminuição no seu apetite.

 

Estes fatores podem ter uma duração curta (estress agudo) ou ocorrer diariamente por um longo período de tempo (estress crónico). As respostas ao estress agudo ou crónico podem levar a alterações fisiológicas que incluem o esvaziamento gástrico mais lento, a elevação da pressão arterial, ao aumento da frequência cardíaca, a mobilização de reservas de energia e a diminuição do fluxo sanguíneo para os órgãos não essenciais. Geralmente, um stress agudo está associado à falta de apetite, enquanto que um estress crónico, está relacionado com o aumento do apetite e aos exageros alimentares. Quando o nosso organismo sofre um stress agudo, ocorre uma ativação do sistema simpático, com libertação de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), o que resulta na supressão do apetite. A exposição do organismo a um stress crónico, faz hiperativar o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, libertando corticosteróides, que, por sua vez, estão associados ao aumento do apetite e ao acúmulo de gordura abdominal.

 

Estudos apontam que a elevada carga de estress afeta diretamente os hábitos alimentares, levando grande parte dos indivíduos a consumirem alimentos ricos em açúcares e gorduras, os quais possuem maior palatabilidade e valor energético.


Será importante definir estratégias para melhorar a sua qualidade de vida e a forma de lidar com o estress do dia-a-dia. Pratique atividade física e tenha uma alimentação equilibrada e completa ao longo do dia, com alimentos saciantes, de forma a receber nutrientes essenciais para o controlo do seu apetite.

 

As frutas que apresentam grandes quantidades de vitamina C são muito benéficas contra o estresse: Morango, laranja, acerola, goiaba e abacaxi são alguns exemplos.

 

Como aliviar o estresse:

#1 – Controle a respiração. Esta é a melhor maneira de aliviar o estresse rapidamente;

#2 – Faça mais pausas. É normal a gente querer ser muito produtiva durante o trabalho, mas por vezes menos é mais;

#3 – Tome um banho relaxante;

#4 – Aproveite o poder da música relaxante;

#5 – Veja sempre o lado positivo das coisas.

 

7 dicas para combater o estresse de forma natural

1. Exercícios físicos;

2. Técnicas de relaxamento;

3. Alimentação saudável;

4. Respiração profunda;

5. Óleos essenciais;

6. Mentalização positiva;

7. Sono profundo.

 

A pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, causou impacto na saúde mental da população mundial. Com a disseminação da doença, houve um aumento de casos de depressão, ansiedade e estresse.

 

Conforme analisado pelos pesquisadores, boa parcela das pessoas foi afetada pelo medo do contágio ou medo dos efeitos econômicos negativos. O isolamento social, adotado pela maioria dos países como medida preventiva contra a enfermidade, também apareceu como um dos motivadores para o crescimento dos episódios de distúrbios mentais. Em meio a um cenário repleto de incertezas, é importante procurar maneiras para manter o ânimo e não perder o foco. Nesse contexto, a alimentação e a prática de exercícios físicos são essenciais. Por isso, no Dia Mundial de Combate ao Estresse, comemorado neste 23 de setembro.

 

Veja alimentos que podem contribuir a seu favor:

1. Vegetais verdes folhosos (como acelga, agrião, alface, almeirão, bertalha, cheiro verde, chicória, couve, couve-de-Bruxelas, couve chinesa, endívia, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, taioba) e outros vegetais não amiláceos, ou seja, sem amido (como cenoura, beterraba, cebola, nabo, pepino) - pelo menos uma vez ao dia;

2. Frutas vermelhas (como morangos, amoras, framboesas e mirtilos) em bagos - pelo menos uma vez por semana;

3. Castanhas variadas e grãos integrais - pelo menos uma vez por semana;

4. Carnes de aves e peixes - pelo menos uma vez por semana;

5. Para uma vida mais saudável abuse de frutas saladas.

 

Por isso nós da Tempero Certo temos um cardápio amplo onde o colaborador possa fazer suas próprias escolhas entre um doce e uma fruta pelo menos três tipos de saladas.

Cardápio diversificados com no mínimo duas proteínas ao dia.

Café da manhã com frutas e águas aromatizada.

Todo estamos no mesmo barco porem cada um sabe lidar de formas diferentes com o problema.

Todos nós temos dias ruins e bons...

Uma alimentação saudável pode contribuir com essa sensação ruim em até 60%

As escolhas dependem apenas de nós.

A nossa dica é: Desembale menos e descasque mais.

 

Nutricionista Fernanda Xavier

Veja também!