Notícias

05/05 Especiarias

Fonte: Google Imagens e Freepik

 

Origem das especiarias

Temperos e especiarias, aquelas coisinhas que dão sabor delicioso e aroma inesquecível aos nossos alimentos, mas vocês sabiam que os temperos estão presentes nos momentos mais importantes da história do mundo??? Quem não se lembra de estudar a história das especiarias trazidas da Índia na época das Cruzadas?? Então, elas não mudaram apenas o padrão da alimentação, mas também o mapa do mundo.

 

Pimenta-do-reino, noz moscada, cravo, canela. Quem diria que essas especiarias, hoje tão facilmente encontradas em qualquer mercado, já foram responsáveis por uma verdadeira revolução? Há seis séculos, essas especiarias eram utilizadas para dar sabor e conservar alimentos e também na Medicina. Havia a crença de que as especiarias tinham propriedades medicinais: a canela era considerada um tônico estomacal, o cravo era utilizado como antisséptico bucal e a noz-moscada para casos de digestão lenta, reumatismo e gota.

 

O comércio de especiarias existe desde a Antiguidade, mas é a partir do século XIV que as especiarias passaram a ter um novo valor. A dificuldade de trazer os produtos até a Europa e o preço altíssimo desses condimentos tornaram as especiarias artigo de luxo, e de muito desejo, pois quando o monarca de uma nação queria homenagear alguém, era comum que desse de presente pequenas caixas com especiarias vindas do Oriente. Para se ter uma ideia, o valor da pimenta era tão alto que alguns estudos apontam que 60 kg do tempero chegaram a valer 52 gramas de ouro.

 

Temperos naturais

Os temperos naturais incluem alho, cebola, manjericão, coentro, pimenta, gengibre, salsinha, alecrim, hortelã, entre vários outros. Apesar de demandarem mais tempo no preparo, os temperos naturais são mais saudáveis. Isso porque eles são livres de aditivos químicos, tais como conservantes, corantes, aromas e glutamato monossódico.

Além disso, os temperos naturais são capazes de oferecer inúmeros benefícios à saúde, incluindo ação antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória e anti-fúngica, controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol, ação termogênica, entre outros.

 

Temperos industrializados

Os temperos industrializados podem ser encontrados em pó ou em sachês e oferecem opções para todos os tipos de pratos, desde saladas até feijão e carnes. Além disso, esses temperos são extremamente práticos, uma vez que já vem prontos para incluir nos alimentos.

Entretanto, apesar da praticidade, os temperos industrializados são ricos em aditivos e sódio, deixando de ser uma opção saudável. Isso porque o excesso de sódio promove a retenção de líquido, causando inchaço, além de aumentar a pressão arterial e favorecer o surgimento de problemas renais.

Além disso, os temperos industrializados contêm conservantes, aromas, corantes e glutamato monossódico, que por sua vez é extremamente nocivo à saúde, já que está relacionado a dependência, hipertensão, disfunções de aprendizado, entre outros problemas.

 

O grande vencedor dessa batalha são os temperos naturais!! Mas vale lembrar que para aproveitar todos os seus benefícios, seu consumo deve estar aliado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

 

Nutricionista: Fernanda Xavier

Veja também!