Notícias

29/08 Dicas de cuidado com a higiene na cozinha

 


 

O conceito básico de higiene pode ser considerado o ato de retirar impurezas de um corpo, objeto ou local, ou seja, limpeza. Mas, também, devemos considerar como higiene todos os hábitos e condutas que possam auxiliar a prevenir doenças e manter a saúde e bem estar das pessoas, seja individual ou coletivo.
 

Seja na cozinha da sua casa ou de um restaurante, a higiene é necessária não somente nos alimentos manuseados e na matéria-prima que os compõe, mas também em todos os elementos envolvidos nesse ambiente.

 

Lavar as mãos sempre - Quando chegar ao trabalho, ao trocar de tarefa/função, utilizar os sanitários, tossir, espirrar ou assoar o nariz, usar esfregões, panos ou materiais de limpeza, fumar, recolher o lixo e outros resíduos, tocar em sacarias, caixas, garrafas e sapatos ou pegar em dinheiro. É aconselhável lavar as mãos e os antebraços com sabão neutro e secar com papel toalha.

 

Higiene pessoal - na hora de cozinhar, o primeiro cuidado é com a própria higiene: é importante utilizar roupas limpas e avental específico para essa tarefa, lavar as mãos com sabão e tomar cuidado especial com as unhas, que podem acumular sujeira e microrganismos nocivos à saúde.

 

Utensílios – dispense todos os utensílios de madeira – tábuas, colheres, espátulas, entre outros, que acumulam bactérias e dificultam a higienização completa. "Priorize sempre os materiais atóxicos, como panelas de inox, cerâmica, vidro e utensílios de silicone.

 

Esponja - é fundamental redobrar a atenção com esse item que, graças à umidade e ao acúmulo de alimento, favorece a proliferação de bactérias. "Para higienizá-la, deixe-a imersa em solução clorada por 5 a 10 minutos. Depois, enxágue com água filtrada e deixe secar em local arejado".

 

Lixeira – abandone a lixeira de pia, que facilita a transmissão de bactérias para a superfície onde você manuseia os alimentos. O melhor é mantê-la no chão e optar por modelos com pedal em que você não precisa tocar com as mãos.

 

Higienização dos alimentos - as folhas, frutas e legumes devem ser lavadas em água corrente, imersas em solução clorada e enxaguadas com água filtrada antes do consumo. 

 

Matéria: Stefany Caroline

Veja também!