Notícias

24/07 Dicas de Alimentação Saudável no Inverno

 

Com esse friozinho, o que mais dá vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, assistindo um filminho e, claro, mastigando alguma coisa gostosa. No inverno, como a temperatura cai, o organismo gasta muito mais energia para manter o corpo quentinho. É por isso que sentimos mais fome! E, se não tomarmos cuidado, o ponteiro da balança sobe mesmo, sem dó e nem piedade. Para que isso não aconteça, anote algumas dicas para manter a saúde e a boa forma em dia nessa estação.

 

Engana-se aquele que acha impossível manter uma alimentação saudável e equilibrada em temperaturas mais frias. O que se vê no inverno é a louca vontade de comer chocolate, caldos e pratos mais pesados, contrastando com a enorme dificuldade em manter a ingestão de frutas e hortaliças.

 

A grande dica para as noites de inverno é investir nas sopas e caldos, já que muitas vezes possuem verduras e legumes em sua receita. Porém, tome cuidado para não misturar mais de uma fonte de carboidrato na mesma receita. Vale escolher qualquer tipo de hortaliças para incrementar os caldos: couve, abóbora, abobrinha, chuchu, couve-flor, brócolis, repolho, tomate, espinafre, beterraba, cenoura e vagem.

 

Utilize as frutas em purês e geleias, que podem ser feitos com açúcar light de forno.  Já o chocolate é possível incluí-lo no cardápio na forma de cacau em pó ou chocolate com alta porcentagem de cacau, que é mais rico em antioxidantes e tem menor adição de açúcar e gordura. A última dica é beber muita água. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas, pois estamos numa estação extremamente seca!

 

Matéria: Stefany Caroline

Veja também!