Notícias

11/10 Descubra os motivos para evitar o consumo de refrigerante


Foto: Freepik

 

Uma alimentação balanceada nos fornece todas as vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras que nosso organismo necessita para cumprir com as suas funções vitais.

 

O consumo excessivo do refrigerante interfere muito no processo de absorção desses nutrientes, e isso vale tanto para o refrigerante comum, quanto para os diet e light.

 

Além de ser uma bebida pobre nutricionalmente falando, por apresentar caloria vazia, ou seja, não tem nenhum nutriente que nosso organismo pode aproveitar causando apenas o aumento de gordura corporal, é viciante por conta da presença da cafeína, são ricos em corantes, acidulantes, ácido fosfórico, conservantes e possuem um teor altíssimo de açúcares e sódio, que causa retenção de líquidos, e elimina o cálcio do organismo.

 

Apenas para ilustrar melhor tudo que já foi dito, vamos ver como nosso organismo reage depois que ingerimos uma latinha de 350ml de refrigerante:

 

Após 10 minutos O nosso organismo acabou de ingerir o equivalente a 10 colheres de açúcar. Só não vomitamos porque o ácido fosfórico corta o gosto extremamente doce.


Após 20 minutos – Em resposta a todo esse açúcar sofremos uma sobrecarga de insulina, e como conseqüência nosso organismo transforma o refrigerante em gordura.


Após 40 minutos – A cafeína presente no refrigerante dilata nossas pupilas, aumenta a pressão arterial e o fígado bombeia mais açúcar em nossa corrente sanguínea.


Após 50 minutos – O ácido fosfórico empurra o cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. Ocorre a eliminação de cálcio pela urina, que é uma das causas da osteoporose.


Após 60 minutos – Perda de nutrientes importantíssimos para o organismo, como o cálcio, magnésio e zinco através da urina.

 

Além de outros malefícios como osteoporose, diabetes, infertilidade, doenças cardiovasculares, carie, gastrite e insônia (devido a cafeína).

 

Nutricionista: Marília G. M. Fornaziero

Veja também!