Notícias

26/03 Como escolher o chocolate mais saudável


Foto: Google Imagens

 

Não há quem resista a um pedaço de chocolate, não é mesmo?!

 

Segundo estudos o Brasil é o 4º maior consumidor de chocolate, com uma média de aproximadamente 2,2kg por habitante.

 

Essa paixão mundial fica mais aflorada com a chegada da Páscoa, mas temos observado uma mudança significativa no mercado consumidor, onde a busca por um chocolate mais saudável tem aumentado consideravelmente.

 

Quando perguntamos qual o chocolate é mais saudável a resposta mais comum que ouviremos dos nutricionistas é: "O chocolate mais saudável é o que tem alto teor de cacau.”.

 

É verdade, mas não é só isso!

 

Dois chocolates com igual porcentagem de cacau podem não ter a mesma concentração de bons nutrientes. Depende dos ingredientes de cada tablete. Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e conseqüentemente o quanto saudável é o produto.

 

Sabor e Nutrição

 

Chocolate 100% cacau

Dá para concluir que o  chocolate 100% cacau é o mais saudável, né? Sim, pois ele vai ter em média 50% de conteúdo nutritivo, mas não quer dizer que você vai gostar do sabor. Ele é super amargo. Poucos vão ter prazer com ele. E de que adianta um chocolate se não te der prazer de comê-lo?

 

Chocolate 70% cacau

Este alimento não possui leite, e tem menos açúcar e gorduras. Quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia, pode proporcionar diversos benefícios para a saúde.

 

Chocolate 40% cacau
Possui menos leite e açúcar. As quantidade de pó de cacau ainda não são suficientes para proporcionar benefícios consideráveis à saúde.


Chocolate 25% cacau
Também possui leite, o que faz com que o alimento tenha colesterol e gordura saturada. Além disso, o doce possui muito açúcar e pode ter gorduras hidrogenadas.

 

Os chocolates mais saudáveis tem:

-> poucos ingredientes (ideal são apenas 2);

-> maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%);

-> maior teor de massa de cacau (cacau ou massa de cacau deve ser o primeiro na lista de ingredientes);

-> menor teor de gordura e que seja só proveniente da manteiga de cacau;

-> nada de ingredientes artificiais.

 

Se você não for muito radical, dá para incluir sem problemas o chocolate na sua alimentação. Afinal de contas, que graça tem uma vida sem um docinho gostoso de vez em quando? É só ficar atento às informações da embalagem da marca de sua confiança e consumir com moderação.

 

Nutricionista: Aline Sales

Veja também!