Notícias

20/03 ALIMENTOS QUE AUXILIAM NO BOM HUMOR

 

Alguns alimentos parecem trazer conforto para alma e são capazes de promover verdadeiros milagres quando consumidos. Obviamente, existe uma explicação científica para isso!

 

Os alimentos exercem influência na nossa saúde corporal e mental. Se alimentar é um princípio fisiológico, entretanto está intimamente relacionado com questões culturais, psicológicas (memória afetiva), econômicas, religiosas e com a relação de prazer. Possuem ação sobre nosso humor, memória, fornecem nutrientes e energia para atividades do dia a dia.

 

Os alimentos contêm substâncias que atuam estimulando neurotransmissores, responsáveis por conduzir a transmissão nervosa de um neurônio ao outro, entre eles destacam-se a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. 

 

  A serotonina é a responsável pela sensação de bem estar, otimismo, prazer. Regula o sono, o humor e a capacidade de aprendizagem.

 

Vejamos abaixo os principais alimentos que contribuem para o bom humor, lembrando que estes alimentos devem ser consumidos regularmente.

 

Chocolate

O chocolate contém polifenóis, como flavonoides, que aumentam a síntese de serotonina e melhora, consequentemente, o humor.

Leite

O leite é fonte do aminoácido tripotofano, ou seja, ajuda na formação do hormônio serotonina, facilita a liberação dos componentes energéticos a fim de manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes.

Gengibre

No suco, como tempero ou em forma de chá, o gengibre é outro alimento que pode melhor o humor, isso porque contém inúmeros componentes, betacaroteno, capsaicina e cúrcuma. Funciona como agente anti-inflamatório nas doenças musculoesqueléticas, incluindo o reumatismo, e ajuda até na cura da depressão.

Probioticos

Todos os leites fermentados, iogurtes e queijos azuis possuem microrganismos vivos que, se ingeridos em quantidades suficientes, promovem efeitos benéficos ao hospedeiro. Os probióticos beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias e constipação e, claro, melhorando o humor.

Prebioticos

Já os prebióticos, como cereais integrais, farelo de trigo, folhosos, linhaça, frutas cítricas e aveia, são ingredientes alimentares não digeríveis pela maioria dos microrganismos do intestino. Eles afetam beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo do crescimento e/ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas. Esses tipos de alimentos reduzem sintomas alérgicos e alivia a constipação, o que, consequentemente, melhora o humor.

Banana

A banana, por sua vez, é rica em carboidrato e triptofano, e ambos ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade e do bom-humor.

Folhas verdes

Já as folhas verdes contêm ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Elas ainda têm clorofila, que ajuda na desintoxicação do organismo.

Pimentas

Possuem uma substância chamada capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina – substância associada ao prazer e bem-estar.

 

Fique atento!! Para ter uma boa qualidade de vida é necessário estar atento também aos alimentos que prejudicam a saúde e o bom humor, e consequentemente afasta lo da dieta.

 

Vejamos:

 

Açúcar refinado e mesmo os demais açúcares quando consumidos em excesso: exige demais do pâncreas quando a glicose explode no sangue e o cérebro fica anestesiado; minutos depois vem a hipoglicemia que gera um estado letárgico e a vitalidade, assim como o sistema imunológico ficam deprimidos.

 

Álcool:  exige muito do fígado e acaba com o sistema nervoso. Dor de cabeça, indisposição, impaciência e intolerância são um local comum de chegada.

 

Sal: excesso de sal exige muito do coração e dos rins. Troque o excesso de sal por ervas que tornam os pratos muito mais exóticos e saudáveis.

 

Cafeína: presente no café, nos refrigerantes tipo cola, no chá inglês e no chocolate, dispara a produção de hormônios como a adrenalina, o que aumenta a agitação interna e a ansiedade.

Pular refeições:  não é uma boa prática para ninguém, menos ainda para os ansiosos e desvitalizados. O ponto de chegada é a hipoglicemia e o fatídico mau humor.

 

Fast Food: alimento barato e vazio, pura gordura e carboidratos de péssima qualidade, está provado que causam obesidade, diabetes, ansiedade e depressão.

 

Jantar de Rei/Rainha: complica o sono, o rejuvenescimento, a recarga energética que todo organismo precisa fazer durante uma boa noite de sono reparador. No outro dia, difícil começar com vitalidade e bom astral.

 

Além de uma boa dieta, a pratica regular de atividade físicas também contribuem para o bom humor. Segundo médicos e especialistas, assim que o indivíduo começa a praticar um exercício físico, o sistema nervoso central já libera, na corrente sanguínea, substâncias que ajudam a acabar com o mau humor, essa produção atinge um determinado patamar, que torna a sensação de relaxamento e bem-estar perceptível. O melhor de tudo é que essa sensação prazerosa tende a permanecer mesmo depois de terminado o exercício.

 

Portanto, seguindo uma boa dieta e atividades físicas regulares teremos maior energia, disposição para enfrentar o dia a dia, e , consequentemente um humor elevado!

 

Matéria: Stefany Caroline Gonçalves

Veja também!