Notícias

13/11 A diversidade das cores na alimentação

 

Para montar um cardápio rico em vitaminas e nutrientes, é necessário variar ao máximo os ingredientes, colocando no prato no mínimo três cores: verde, vermelho e amarelo.

 

A coloração de um alimento demonstra a predominância de determinados nutrientes ou fitoquímicos - substâncias encontradas em vegetais e frutas que possuem papel ativo na melhora da nossa saúde e prevenção de algumas doenças.

 

Segue abaixo a tabela de cores dos alimentos e seus benefícios ao nosso organismo:

 

Roxo: beterraba, berinjela com casca, repolho roxo, cereja, ameixa, uva rubi, por exemplo, são ricos em antocianinas, elemento responsável pela pigmentação. “Essa substância atua na prevenção de doenças cardíacas e infarto, inibindo a formação de coágulos e ajudando na redução do colesterol”.

 

Vermelho: presente no tomate, goiaba, melancia e morango, indica a presença do licopeno, nutriente que atua na prevenção de doenças como o câncer e no combate à degeneração das células. Um aliado e tanto na prevenção do envelhecimento precoce.

 

Amarelo/Alaranjado: O tom amarelado vem do Betacaroteno, ou da própria Vitamina A que estão presentes no abacaxi , abobora, ameixa amarela, batata-baroa, batata doce, caju, carambola, laranja, mamão, manga, milho, pêssego, nectarina, laranja, mamão, papaia, pêssego, abacaxi e maracujá. As principais propriedades são: efeito antioxidante, manutenção da visão noturna, promoção da elasticidade da pele, melhora do brilho dos cabelos e fortalecimento das unhas.

 

 Verde: alface, folhas de mostarda, abobrinha, vagem, ervilha, ervilha-torta, pepino com casca, abacate, kiwi e milho possuem carotenoides, substâncias que estimulam o sistema imunológico e, por isso, evitam tanto os processos inflamatórios da pele como o desenvolvimento de degenerações que comprometam a visão.

 

Branco/verde: acelga, erva-doce, salsão, alho-poró, cebolinha, cebola, alho, cogumelos pertencem ao grupo de alimentos ricos em flavonoides, que têm ação anticancerígena. O alho e a cebola ainda atuam na proteção do sistema cardiovascular e agem como analgésico e anti-inflamatório.

 

Verde-escuro: brócolis, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, espinafre, escarola e salsinha são fontes de ferro e auxiliam na prevenção da anemia, principalmente se consumidos junto com alimentos fonte de vitamina C. Além disso, são ricos em fibras, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

 

Consumindo esses alimentos estará garantindo a ingestão de vários nutrientes, trazendo somente benefícios para nossa saúde física e mental.

 

Matéria: Stefany Caroline

Veja também!